Ser Feliz, é uma Decisão?

quarta-feira, abril 26, 2006

Autores da nossa felicidade?


Os dias são diferentes uns dos outros.
Sucedem connosco, e à nossa volta, em cada um deles, milhares de acontecimentos de que nunca mais nos lembraremos. E também, de vez em quando, alguns que não poderemos esquecer: aqueles que nos trazem as grandes alegrias e os grandes sofrimentos.
Alegramo-nos, temos momentos de paz e felicidade. Mas todos temos, igualmente, a nossa ração de dor. Sucedem coisas que não esperávamos, que não merecíamos, que não entendemos. A nós e àqueles que amamos. Dói-nos.
Há, porém, o facto curioso de que em muitas ocasiões somos nós mesmos a fazer as coisas que depois nos fazem sofrer. Tomamos atitudes, temos comportamentos e escolhas que se vão reflectir em nós, que vão ferir a nossa paz e a nossa felicidade.
E acontece que temos uma grande capacidade de enfrentar as agressões inevitáveis que nos chegam do exterior. E que estamos muito mais indefesos perante as situações que criamos.
Vi homens que sorriam com grande paz no meio da dor provocada pela cegueira, pela paralisia, pelo desemprego, por um cancro, pela morte de alguém muito querido. E vi pessoas - fisicamente saudáveis, sem inimigos, sem dificuldades exteriores - intimamente desfeitas pelo peso da culpa, pela perda da esperança, pela recusa de amar.
Estou convencido de que somos o nosso pior inimigo. Aquilo que vem de fora toca-nos na periferia, mas não penetra no interior da cidadela. Aquilo que fazemos, porém, alcança o núcleo do nosso ser.
É uma ilusão pensarmos que somos aquilo que a vida - os outros, os acontecimentos... - fez de nós. Somos, antes, aquilo que as nossas escolhas determinaram. A vida pode arrastar-nos de um lado para outro, magoar-nos, oferecer-nos frio ou calor. Mas não nos corrompe.
"Quando eu vivia num dos campos de concentração da Alemanha Nazi, pude observar que alguns dos prisioneiros andavam de barraca em barraca, consolando outros, distribuindo as suas últimas fatias de pão. Podem ter sido poucos, mas ensinaram-me uma lição que jamais esqueci: tudo pode ser tirado de um homem, menos a última das suas liberdades – escolher de que maneira vai agir diante das circunstâncias do seu destino", escreveu Vicktor Frankl.
Somos os autores da nossa felicidade ou da nossa infelicidade. Gostamos de nos queixar, mas não temos razão. Podemos adaptar-nos àquilo que nos sucede. Podemos aguentar. Podemos esperar. Mas quando actuamos mal, quando as nossas escolhas são contrárias à nossa natureza humana, chega-se a um ponto em que viver é insuportavelmente doloroso.
A dor pode vir-nos do exterior. A felicidade, contudo, está relacionada apenas com o nosso comportamento, com as nossas escolhas, e nada exterior no-la pode roubar. É compatível com o sofrimento.
Quando eu era miúdo, os nossos pais ensinavam-nos, antes de mais, a actuar bem, a escolher correctamente. Ficavam contentes quando tornávamos coisa nossa os seus conselhos, escolhendo livremente actuar dessa forma - e não apenas por medo a um castigo. Agora, parece que muitos pais, e muitos educadores, desistiram de actuar a esse nível. Preocupam-se mais com afastar das crianças os obstáculos exteriores: muitos cuidados com a saúde; estudar, para terem um futuro desafogado; imensas medidas de segurança...
E a felicidade?

By Vicktor Frankl

Até para semana.
Qualquer comentário, pergunta, reclamação, etc.Basta clicar em COMMENTS abaixo.

Sorrisos e façam favor de serem felizes!
Ana Afonso
anaafonso74@hotmail.com

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostei muito do artigo! Parabéns Ana! realmente, nem sempre conseguimos "torcê-la" (a vida) mas podemos sempre escolher o melhor ângulo de visão e de acção! A escolha é nossa! Por estas e por outras é que a Sorrir é IMPORTANTE na minha vida! Com ela (re)descobri criatividade para enfrentar os desafios, e claro , também um novo Sorriso! OBRIGADA a todos!

quarta-feira, abril 26, 2006 4:43:00 da tarde

 
Blogger Nuno said...

Que a liberdade seja aquilo que nos move...

quinta-feira, abril 27, 2006 12:35:00 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Download Web Counter
DVD Movie Video Rentals