Abraçoterapia Dia 20 16.00h na Sorrir
Enquadramento
Vivemos numa época extremamente estimulante para todos os que se interessam pelas extraordinárias ligações que existem entre o corpo e a mente e o que estas significam para nós. Uma compreensão da relação “corpo - mente”, que já existe há séculos no pensamento oriental, está agora a ser provada cientificamente no Ocidente ao nível químico e celular.
Todos os dias de trabalho contêm momentos positivos e negativos, os quais nos fazem sentir uma série de emoções, desde a excitação e a satisfação ao tédio e à frustração. Nos dias difíceis, a tenção corporal continua a subir, tornando-nos nervosos e exaustos. É por isso que é uma boa ideia ter à mão algumas soluções práticas, de modo a poder libertar a tensão física e a manter os colaboradores relaxados e produtivos.
As regras do trabalho encontram-se em mutação. E cada vez mais as empresas requerem dos seus colaboradores a capacidade de ouvir e de comunicação oral; capacidade de adaptação e respostas criativas a reveses e obstáculos; autodomínio, confiança, motivação para trabalhar orientado para objectivos, vontade de progredir na carreira e ter orgulho em cometimentos, mas as empresas também querem a eficiência em grupo e nas relações interpessoais, capacidade de cooperar e de trabalhar em equipa, a eficiência na organização, vontade de contribuir…
Como as organizações são compostas por pessoas às quais são exigidos um conjunto de características pessoais e sociais as Sessões de Abraço vem colocar a tónica no indivíduo com todas as suas particularidades com vista a um bom desempenho colectivo como membro de uma sociedade, grupo ou organização.
Então, o que são Sessões de Abraços?
As Sessões de Abraços são a compilação de um conjunto de métodos estruturados, tendo por base a Terapia do Abraço – técnica com exercícios práticos desenvolvida pela psiquiatra Katheen Keating e uma leve abordagem com exercícios práticos da Análise Bioenergética do psiquiatra e terapeuta Alexander Lowen.
Objectivos
Espera-se que os praticantes das técnicas das Sessões de Abraços desenvolvam um conjunto de competências pessoais e sociais, nomeadamente:
Competências Pessoais
Autoconciência – conhecer os nossos estados internos, preferências, recursos e intuições; i. é Autoconsciência emocional – reconhecer as próprias emoções e os seus efeitos; Auto-avaliação precisa: conhecer as próprias forças e limitações e autoconfiança – confiança nas capacidades e nos valores próprios.
Auto-regulação – gerir os próprios estados internos, impulsos e recursos; i. é Autodomínio – gerir as emoções e impulsos negativos; inspirar confiança – conservar padrões de honestidade e integridade; Ser consciencioso – assumir responsabilidade pelo desempenho pessoal; adaptabilidade – flexibilidade para lidar com mudança; Inovação – sentir-se à vontade e aberto a novas ideias, abordagens e informação.
Motivação – trabalhar tendências emocionais que orientam ou facilitam o cumprimento de objectivos; i. é Vontade de triunfar – lutar por se aperfeiçoar ou atingir um padrão de excelência; Empenho – alinhar com os objectivos do grupo ou organização; Iniciativa – estar preparado para aproveitar oportunidades e optimismo – persistência na prossecução dos objectivos apesar dos obstáculos e reveses.
Competências Sociais
Empatia - consciência dos sentimentos, necessidades e preocupações dos outros; i. é Compreender os outros: ter a preocupação dos sentimentos e das perspectivas dos outros e manifestar um interesse activo nas suas preocupações; Desenvolver os outros – ter a percepção das necessidades de desenvolvimento dos outros e fortalecer as suas capacidades; Orientação para o serviço – antecipar, reconhecer e ir ao encontro das necessidades dos clientes; Potenciar a diversidade – Cultivar oportunidades com diferentes tipos de pessoas e Consciência política – ler as correntes emocionais e as relações de poder de um grupo.
Competências sociais – capacidade de induzir respostas favoráveis nos outros; i. é Influencia – exercer tácticas eficazes de persuasão; Comunicação – Ouvir com abertura e enviar mensagens convincentes; Gestão de conflitos – negociar e resolver desacordos; Catalizador da mudança – iniciar e gerir mudança; Gerir laços – alimentar relações instrumentais; Colaboração e cooperação – trabalhar com os outros para objectivos comuns e Capacidade de equipa – criar sinergias de grupo na prossecução de objectivos colectivos.
Metodologia
Expositivo – através de um breve enquadramento da temática e filosofias sobjacentes;
Participativo – através de jogos pedagógicos e actividades de grupo onde todos são convidados a cooperar.
Demonstrativa - através de técnicas pedagógicas desenvolvidas pelo facilitador, convidando os formandos a participar
Formador
Luís Filipe Tavares
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