Ser Feliz, é uma Decisão?

sexta-feira, abril 28, 2006

A verdade manifestada

A palavra mais usada para descrever os ensinamentos das várias tradições espirituais e religiosas é: Verdade. Todas as formas de pensamento procuram de alguma forma a verdade. Esta pode ser manifestada de várias formas, sendo contudo a sua essência Una e Indivísivel. Todas as manifestações de realidade que nos rodeiam (desde os seres humanos até às rochas das montanhas) são apenas reflexos dessa verdade, para a maioria, oculta.

Uma vez que o imanifestado é Uno, então não existe forma de o explicar. Dizer que uma flor é o mesmo que passáro é algo que pode não fazer sentido para a mente humana.

Contudo tenta-se explicar o mundo que nos rodeia. A tradição Hindú divide em dois todas a existência: Espírito e Matéria (Purusha e Prakriti).

No que diz respeito à Matéria, esta é possui 3 atributos (Gunas):
· Sattva (harmonia)
· Rajas (Acção)
· Tamas (Inércia)

Estas constituem as forças fundamentais do universo que caracterizam todas as referidas manifestações, das quais o Homem é a mais preponderante.
Desta forma encontramos 3 tipos de seres humanos:
· Tamásicos: Pessoa lenta, inactiva, que reage a estimulos básicos;
· Rajásicos: Predominante no mundo actual e associado à sua actividade, egoísmo e caracter passional;
· Sáttvicos : Baseado em valores de harmonia e justiça e que se desapega das coisas que satisfazem o desejo egoísta.

No imanifestado todos os Gunas se encontram em Harmonia. Quando se rompe o equilíbrio, produz-se uma forma, uma manifestação onde existe o predomíno de um Guna sobre os outros. Contudo este desiquilibrio é o motor da existência. Se todas as criaturas renunciassem ao mundo o Universo deixaria de existir.

Fontes: Revista Biosofia, Nº 14 e 24
Agradecimentos: Ana Lima Neves

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostei especialmente da frase "Contudo, este desequilíbrio é o motor da existência.".
E a verdade é a autenticidade de experimentar o equilíbrio no desequilibrio! verdade e autenticidade - um dos valores da Sorrir a experimentar através da biodança, do teatro, do yoga, da fotografia, da risoterapia, whatever (plagiando o Daniel)! bjs autenticos e verdadeiros a todos! :)

sexta-feira, abril 28, 2006 2:05:00 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Download Web Counter
DVD Movie Video Rentals