Ser Feliz, é uma Decisão?

sexta-feira, abril 07, 2006

Politeismo vs Desenvolvimento Pessoal

O conceito de Desenvolvimento Pessoal é algo muito lato. Abrange um sem número de actividades que tem o seu reflexo na Sorrir.com. A Associação promove a Meditação eo Chi-Kung passando pelas danças e jardinagem até chegar às artes como o teatro e a fotografia, isto sem querer menosprezar as nossas tertúlias, wokshops de auto-confiança ou consultas de psicologia.

Cada uma delas promove o bem-estar segundo um determinado prisma, não podendo ser atribuída uma maior importância a nenhuma delas. Cada ser humano necessita de satisfazer diferentes necessidades para conseguir alcançar o topo da piramide do bem-estar: auto-realização.

Esta promiscuidade é algo que pode ser comparado a uma éspecie de politeismo. A crença em vários deuses que, apesar de terem diferentes funções, têm todos o mesmo objectivo: união com Deus.

Por exemplo, a religião Hindú, possui um cojunto inumerável de deuses:
Brahma é o Criador, Vishnu o Sustentador, Shiva o Destruidor, Saraswathi a deusa do discurso e do conhecimento, Lakshmi a deusa da riqueza, Parvathi a Mãe Deusa, Hanumam é a devoção e Ganesh o Deus da Fortuna.

Todos eles representam importantes facetas do ser humano e de acordo com as necessidades do momento são adorados pelos crentes, que devem ter consciente que todos eles são apenas reflexos de uma força suprema ou Deus Maior (Brahman). O objectivo do ser humano é pois unir a sua alma (Atman) à de Deus (Brahman).

Tudo é deus, deus é tudo: o hinduísmo ensina que o homem está unido com a natureza e com o universo. O universo é deus, e estando unido ao universo, todos são deuses.

 
Download Web Counter
DVD Movie Video Rentals