Ser Feliz, é uma Decisão?

sexta-feira, maio 05, 2006

Intuição

Quantas vezes o telefone toca e você sabe quem é? Quantas vezes você se sente mal e vem a saber depois que alguem que lhe é próximo se magoou? Quantas vezes você tem dois caminhos e não tem dúvida sobre aquele que escolhe?

Esta capacidade humana, denominada intuição, é descrita por muitas personalidades históricas como a luz inspiradora que lhes abriu o caminho para a mais importante das suas obras.

Pode dizer-se que existem vários níveis de intuição, que vão desde meros pressentimentos até à faculdade que permite aceder a uma sabedoria íntima, real e universal.

A versão Hindú

O Hinduismo afirma que o ser humano possui uma constituição septanária, ou seja, possui 7 níveis existenciais e de consciência (do mais alto para o mais baixo):
· Atman – O Espírito
· Buddhi – A Inteligência Espiritual, a Intuição
· Manas – A Mente (Superior)
· Kama-Manas – A Força do Desejo Egotista
· Linga – Sharira – O Corpo Padrão ou Modelo
· Prana – Vitalidade
· Sthula Sharina – O Corpo Físico

A evolução do ser humano ao longo destes níveis de consciência é o resultado de um longo e persistente esforço. Para atingir Buddhi implica passar por um grande desenvolvimento mental. O Buddhi está geralmente adormecido e para ser despertado necessita da Mente (Manas) através do qual se manifesta. Só quando existe um grande domínio mental é que a verdadeira intuição é alcançada. Contudo um intelecto desenvolvido sem estar associado à manifestação do Buddhi/Intuição corre o risco de se tornar inócuo.

A intuição é considerado como o verdadeiro Entendimento, a Sabedoria que está livre da Ilusão fenoménica e sensorial.

Só então passamos a ter a sensibilidade, delicadeza e habilidade de responder rapidamente ao sofrimentos dos outros. Embora os grandes avanços no domínio do conhecimento e da criatividade se devem invariavelmente a intuições, estas não ocorrem no vazio sem uma causa que as propicie.

Só no terreno mental previamente trabalhado por um esforço vigoroso e
sustentado, só depois de uma fadiga e de um querer intenso é que essa vivência pode ter lugar.

Nota: Outras concepções de intuição surgiram ao longo da história., contudo optei pela versão hindú por ser aquela que me está mais próxima.


Fonte: Revista Biosofia Nº 14

 
Download Web Counter
DVD Movie Video Rentals