Dar e Receber
Dizia uma amiga minha –Isabel Empis (uma brilhante psicóloga) – “que dar ao outro o nosso receber é uma das maiores dádivas”.
Dar e receber são para mim os dois lados da mesma moeda. São sempre proporcionais o canal que dá pode não ser o que recebe mas na pratica como sistemas abertos que somos tudo o que sai entra e torna a sair e quanto maior o caudal da entrega maior a moeda.
Não quero com isto dizer que devemos dar para receber porque isso não é dar, isso é manipular, é estar sempre a querer receber mesmo quando se dá. E neste caso,quando o fazemos, na minha humilde opinião, não damos realmente e também nunca receberemos verdadeiramente.
Pescar com isco é isso, é dar a minhoca para receber o peixe. Enganamos o peixe, portanto. E o peixe morre no receber.
O dar só porque no fundo não aceitamos que temos o direito de receber sem dar nada em troca, acaba por ser o pescador a morrer á fome.
Dar e receber de uma forma proporcional são formas de amor incondicional primeiro connosco e só depois com os outros. Então aí a nossa moeda tem os dois lados iguais e podemos trocar com outros.
Como é você é a dar e receber?
cb@sorrir.com
2 Comments:
Parabéns Cristina!
Vermo-nos sempre como um sistema aberto... as metáforas do pescador... manipulaçao... está brilhante e ajuda muito na reflexao!
bjs fluídos como a vida!
terça-feira, julho 18, 2006 2:57:00 da tarde
Dar é Receber na infinita bondade de nada pedir em troca senão um aperto de mão silencioso ou ou brilho no olhar de quem ainda nem o percebeu...
quarta-feira, outubro 17, 2007 4:54:00 da tarde
Enviar um comentário
<< Home