Ser Feliz, é uma Decisão?

quarta-feira, junho 28, 2006

Uma partilha sobre PAIXÃO E ACÇÃO

Quanto a mim há duas coisas que nos tornam Geniais na nossa actividade.
Paixão e Acção.
Podia falar de competência, perícia ou experiência. Mas não falo.

As duas coisas essências são Paixão e Acção.
Com estas duas, o resto vem, e em grandes quantidades.

E tem que ser AS DUAS COISAS!
Quando só fazemos um, inevitavelmente perdemos a outra.

Vou usar a Minha Pessoa como exemplo pessoal.
Um pequeno exemplo REAL para cada um dos casos:

1. Paixão COM Acção
2. Acção SEM Paixão
3. Paixão SEM Acção
4. SEM Acção SEM Paixão

1. Paixão COM Acção:
Eu amo dar formação de Desenvolvimento Pessoal. É parte do meu oxigénio fundamental. Leio. Converso. Participo em cursos, workshops, seminários. etc. Etc. Todos os dias! Uma paixão tremenda no acto e no propósito da formação. Sei que é importante para mim, para os outros e para um mundo melhor. Qualquer pessoa que já tenha estado numa sessão minha dirá com certeza: Ele tem verdadeira paixão por isto!
Ok, paixão confirmada.
Vamos falar de acção: Só este ano já dei formação directamente a mais de 1000 pessoas. Cursos. Palestras. Workshops. Sessões de Lifecoaching, etc. Às vezes exorbitantemente bem pago, às vezes o preço justo, outras vezes com voluntário. O facto é, 90% do meu sucesso como formador se deve à quantidade inacreditável de horas de formação que já dei nos últimos 8 anos. Supero a média dos meus colegas 7 ou 8 vezes. Não por ser melhor. Mas sim por obcecado por acção acção acção!

2. Acção SEM Paixão:
Uma vez, trabalhei num associação com total paixão e acção! Foi maravilhoso, e os resultados foram francamente notórios. Uma revolução na imagem da associação, criação de um grupo e sistema de voluntariado motivado e sustentado, algumas acções de grande impacto e ideias inovadoras para novos serviços. Sucesso.
MAS, devido a questões que aqui não vale a pena mencionar, a Paixão se foi perdendo. Após os meses inicias, uma série de situações e opções por parte da liderança, a minha paixão se foi perdendo. Aos poucos, deixei de pensar tanto sobre coisas novas, deixei de falar aos meus amigos ou sonhar com possibilidades inovadores.
Estava ainda com Acção, mas sem paixão.
Trabalhava todos os dias, fazia o que tinha que fazer mas aos poucos transformei num mero “empregado” que cumpria horários e ordens.
Claro, não durou muito até a própria Acção deixar de existir.
Sem paixão, quando damos por nós deixamos de agir, pensar, preocupar.
Resultado: senti que estava na hora de sair. Não fazia sentido acordar de manhã para estar longe da paixão.

3. Paixão SEM Acção:
O caso do meu livro. Estou apaixonadíssimo pelo meu projecto de livro. Já escrevi algumas partes e o feedback que recebo é que será um livro que irá revolucionar o mercado dos livros sobre Desenvolvimento Pessoal. É inovador. Único. E necessário. Mas...
Não tenho entrado em acção. Longe do suficiente. Resultado: O livro avança lentamente. E com esta falta de acção sistemática, a paixão vai sofrendo golpes. Se continuar a não agir, em breve, ficarei sem paixão por este projecto. Logo, sem sucesso.

4. SEM Paixão e SEM Acção:
Não tenho pessoalmente uma paixão por pintura. Adoro ver quadros, mas não me diz muito o acto de pintar. Adoro cantar, teatro, escrever, mas pintura, nem por isso.
Além do mais, pouco pinto. Não entro em acção.
Sem paixão e sem acção, zero sucesso na pintura.

Espero que estes meus humildes exemplos pessoais possam demonstrar o ponto fundamental deste email:

Quanto a mim há duas coisas que nos tornam Geniais na nossa actividade.
Paixão e Acção.

Estou tão feliz com a minha vida.
Paixão e acção.
Talvez dos meus maiores segredos.
Estou convicto que qualquer um de nós pode se tornar extraordinário na sua paixão com muita muita muita acção e vive versa.

Se algum dia tiver um empregado, amigo, parceiro, sócio, etc. com Paixão e Acção: façam tudo por tudo para o manter assim. Não são coisas que se compram. Nem com dinheiro, nem com palavras.

Esta é a dica de hoje…

Daniel

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Se algum dia tiver um empregado, amigo, parceiro, sócio, etc. com Paixão e Acção: façam tudo por tudo para o manter assim. Não são coisas que se compram. Nem com dinheiro, nem com palavras."

Também estou feliz com a minha vida... espero que consigas de facto compreender o outro lado das coisas, DOS SONHOS, DAS PAIXÕES E DAS ACÇÕES.

Espero sinceramente que tenhas evoluido para um novo estado, e que compreendas que todos têm sonhos, vontades, e que apesar de amarem aquilo que tu fazes têm de seguir em frente porque é lá que está a sua própria PAIXÃO/ACÇÃO!!!

segunda-feira, julho 10, 2006 6:39:00 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Download Web Counter
DVD Movie Video Rentals