Ser Feliz, é uma Decisão?

segunda-feira, junho 19, 2006

Deixar a razão de lado



“Oito da noite numa avenida movimentada. Um casal já esta atrasado para jantar em casa de uns amigos. A morada é nova, bem como o caminho que ela consultou no mapa antes de sair.
Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda.
Ele tem certeza de que é à direita. Discutem.
Percebendo que além de atrasados, poderão ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida.Ele vira à direita e percebe então que estava errado. Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno.
Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados.
Mas ele ainda quer saber: “Se tinhas tanta certeza de que eu estava a ir pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais”.
E ela diz: “Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite.”

MORAL DA HISTÓRIA
Esta pequena história foi contada por uma empresária durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente de tê-la ou não.
Desde que me contaram esta história, tenho-me perguntado com mais frequência: "Quero ser feliz ou ter razão?". Eu, pessoalmente, com o passar do tempo vou querendo cada vez mais ser feliz, se tenho ou não razão não é assim tão importante. Umas vezes tenho razão outras não, mas acima de tudo exercito-me para não por o “ter razão” à frente do “ser feliz”. Evito imensas discussões e conflitos, tantas vezes desnecessários. Porque tantas vezes, aquela ideia do “ganhar uma discussão” como se de “ganhar uma bicicleta” se tratasse, não nos leva a lado nenhum, ou talvez leve, a estragar um serão ou uma qualquer conversa. O que eu sou como pessoa não depende de ter sempre razão, depende apenas e só do que efectivamente sou. Nem sempre é fácil mas o resultado final, a mim pelo menos, agrada-me.
Pensem nisso.


Até para a semana e façam favor de serem felizes.

Ana Afonso
anaafonso74@hotmail.com


Não esquecer amanha, 4ª feira, 20 horas sessão de riso organizada pela SORRIR com Sabrina Tacconi nos jardins em frente aos pastéis de Belém … é fácil dar com o grupo, é onde houver boa disposição e muitos ohh ohh ahhh ahhh ohhh ahhhh.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bom texto parabens.
Não viver para ganhar discussões devia ser uma lição a ensinar as todos os noivos e apaixonados deste mundo. Quando duas pessoas que se gostam passam a querer ganhar uma discussão algo está verdadeiramente mal. Mas infelizmente é assim quase sempre. E as vezes a discussão começa ninguem sabe bem porque continua só para ser ganha e termina obviamente mal.
Mas o que às vezes custa mais é uma pessoa saber que tem razão e não conseguir fazer a outra pessoa entender isso, mas eu pelo menos aprendi, que por recuar nao se perde só se ganha e não há maior sinal de amor e amizade.
Parabens por este espaço.
Obrigada pelo seu e-mail.
Vera Alexandra

terça-feira, junho 20, 2006 9:12:00 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo texto... é fabuloso!!

Pois é... isto de ter razão dá cabo da cabeça de qualquer um.. mais vale fazer um grande esforço e ser FELIZ... creio que este sábio conselho aplica-se a qualquer situação...

Mais uma vez parabéns...

Amélia Saavedra

terça-feira, junho 20, 2006 11:56:00 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Excelente artigo Ana! Tão novinha e tão sábia... Parabéns! Eu levei muitos anos a lá chegar... Pelo caminho ficaram discussões, zangas e, às vezes raiva (não entendida porque, afinal de contas, até tinha razão, rsrs).
Agora quero mesmo é ser feliz e paradoxalmente apercebo-me que, ao abdicar da razão, ela acaba por vir (de um modo doce) ao de cimo. Em vez de abismos há pontes que se fortalecem. Mas levou tempo... Beijinhos e força!

quarta-feira, junho 21, 2006 10:51:00 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Download Web Counter
DVD Movie Video Rentals