Alimentação e Saúde
Estimados “bloggers e cibernáutas”, quero informar de duas coisas, uma as nossas tertúlias na SORRIR continuam num ritmo muito interesante, a outra novidade é que Ana Afonso cede o seu espaço durante duas o tres semanas a novas mentes para poder criar um ambiente mais variado no nosso blog e isto parece-me uma iniciativa super-interesante. Parabens por essa visão.
Por outro lado também comentar que gostariamos que voçês leitores assiduos do nosso blog participassem mais um poquinho “postando” comments para saber as vossas opiniões sobre a nossa pesquissa e o nosso trabalho. A vossa participação e interacção é fundamental para o nosso crescimento em conjunto.
Sem mais preludios passo a informar sobre as conclusões tiradas ontem á noite no nosso convivio dedicado novamente á saúde versus alimentação.
Vários aspectos da nossa alimentação mudarom muito estes últimos anos na pirámide alimentar. Para resumir, devemos comer abundantemente cereáis, azeite de oliva, pão a ser possivel integral. Fruta da época e verduras em abundáncia. Frutos secos e legumes de 1 a 3 porçôes por dia. Peixe, ovos, aves de vez em quando. Leite e derivados 1 a 2 porções por dia. Evitar carnes vermelhas, batatas, e arroz que não seja integral.
Conselhos práticos;
Visitar mercados onde nos encontramos para ver o que se come tradicionalmente no lugar onde vivemos. As frutas e legumes devem ser da época e frescos para ser assim mais saudável. Uma das coisas que devíamos evitar são as frutas tropicais.
Nos últimos anos também verificamos que a dieta mediterránica é recomendada como sendo das mais saudáveis do mundo o que nos torna umas pessoas com imensa sorte porque temos grande variedade de alimentação neste tipo de dieta.
Cozinhar pode ser uma actividade altamente terapéutica e até pensamos que quando estamos doentes devemos evitar comer para que a energía do corpo seja usada para curarnos e não para digerir e processar alimentos.
Verificamos também que quanto menor seja o processamento e a manufactura dos alimentos mais saudáveis serão para o nosso organismo.
Naturalmente evitar sal, azucar e fazer um esforço por reeducar o nosso paladar.
Todo o que aconselhamos nestas tertúlias não deve ser gerido duma forma muito radical, se queremos mudar o nosso estilo de vida devemos ser aconselhados ou ter um processo natural de adaptação, nada de radicalismos por favor, todo de forma pensada e consecutiva.
Por último umas dicas interesantes também;
Não comer 2 ou 3 horas antes de dormir.
Comer cereáis em abundancia e comida integral, fantástico para o nosso organismo.
Mastigar bem os alimentos e beber muita agua fora das refeições principalmente.
Fazer exercicio, caminhar.
Bom, próxima quarta-feira continuamos com a nossa alimentação, entre tanto cuiden-se muito, comam bem, descansem, tenham momentos mágicos, sorriam o máximo possivel e nos encontramos em breve.
Texto Tertúlias Sorrir 2006
Sabrina Tacconi
Não se esqueçam de participar no nosso blog
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home