Ser Feliz, é uma Decisão?

sexta-feira, maio 12, 2006

Caos

A palavra Caos suscita diferentes interpretações. Num primeiro momento é comummente associado a perturbações e/ou desordens. Fala-se em caos politíco, a casa está um caos ou esta relação é caótica. Politicamente falando associa-se muitas vezes este conceito à anarquia (estado de uma sociedade que não têm governo). Para os menos atentos a anarquia é imediatamente associado ao caos como o descrevi no inicio. Uma sociedade incontrolável onde os indivíduos não respeitam regras nem se respeitam mutuamente por não haver poder capaz de impor essa ordem.
Contudo as raízes de anarquia indicam a ausência de ordem por essa não ser necessária. Seria possível viver numa anarquia se todos os indivíduos fossem capazes de interagir de forma harmoniosa sem intervenção de terceiros, uma espécie de mundo utópico.

Ora, ao ler no dicionário o significado da palavra caos encontrámos em primeiro lugar o seguinte;

“Confusão geral dos elementos antes da formação do mundo.”

Nesses relatos das tradições da sabedoria ancestral existem referencias a um caos primordial, uma existência negativa onde a confusão dos elementos nada forma a não ser o vazio que mais tarde originará o cosmos ( o mundo onde vivemos ).

“No principio era o verbo” - Evangelho S.João.

Essa confusão de elementos não significa ausência de harmonia, antes pelo contrário a Existência é uma consequência de um desequilíbrio causado entre os atributos da matéria obrigando-a a tomar forma. Criam-se então pólos que dão sentido á nossa vida: o bem e o mal, o certo e o errado, o salgado e o amargo, o masculino e o feminino.

Interessante é a necessidade que o homem continua a sentir de tornar o caos primordial, (talvez por isso a existência de anarquistas). Apesar do ser humano se sentir perdido sem ordem, vive numa procura incessante de uma unidade onde os pólos se unem e o espírito se une a Deus.
Todos os cultos existentes, expressões artísticas, festividades populares e muitos movimentos intelectuais são um reflexo claro disso mesmo. Basta estarmos atentos.

Na verdade quem conhece Deus torna-se Deus. - Upanishades, mundaka.

 
Download Web Counter
DVD Movie Video Rentals