Um desenho musical
A semana passada recebi um mail de um leitor deste blog com um comentário que achei importante (e desde já agradeço e esse leitor!) … Porque não convida a escrever por aqui outras pessoas que ache que têm também coisas a dizer sobre ser feliz?
Boa ideia! Porque não mesmo?
Foi o que fiz.
Pensei em 3 pessoas muito diferentes para escreverem por aqui o que pensam que as faz mais felizes a elas … ou o que as torna diferentes.
O primeiro foi o Vítor e cá esta! Muito obrigada por teres aceite o convite.
Como digo sempre … Sorrisos e façam favor de serem felizes!
Ana Afonso
anaafonso74@hotmail.com
Um desenho musical
Por quantas vezes já demos connosco a sonhar por causa de uma música? Parados com os olhos fixos no horizonte, sem nada ver no entanto...Talvez por algo que ela signifique ou por trazer alguma coisa à lembrança...
Há músicas que nos fazem sorrir outras chorar, relaxar, dançar ou há mesmo músicas que nos irritam. A Música é sem dúvida uma grande fonte de emoções, sentimentos e bem-estar. E quantos de nós é que aproveitamos essa fonte de bem-estar? Porque não aproveitamos a peculiar maneira que a Música tem de brincar com os sentimentos e emoções? Esta força da Música só depende de nós. Depende do quanto conseguimos abrir a nossa mente para deixar a música fluir por nós. Então o que temos de fazer?
Muitas vezes pensamos que ouvimos música o dia todo; no trabalho, no carro e em casa, só que não estamos realmente a ouvir Música. Ela serve apenas como banda sonora de fundo como se para não haver um silêncio absoluto. Não nos concentramos na essência Música. Ouvir realmente música, e consequente abertura de espírito e mente, é, na minha opinião, um pouco mais do que isso. É focar a atenção nos detalhes e perceber aquilo que nos transmite, através dos sons e da letra. Perceber não implica saber o que o intérprete quer dizer, mas sim o que ela significa para nós. Como e o que nos faz sentir. Fazer um desenho mental da música e deixar flutuar as emoções que saem pelo som dos altifalantes, a cada decibel debitado.
Vamos tentar absorver tudo o que uma música nos pode dar da próxima vez que ouvirmos Música… e que tal, já?
Vítor Andrade
vitormca@hotmail.com
5 Comments:
Concordo que a música posssa trazer boas lembranças.
É aliás um privilégio que penso que nos permite fazer a qualquer momento uma retrospectiva das lembranças boas ou menos boas que temos e, pelo menos durante a duração de uma música, podemos chorar ou rir e ainda recordar, o namorado da adolescência, aquele grupo de amigos, o dia em que fomos pedidas em casamento, o dia em que nasceu o Tiago, o dia em que morreu a avó Maria e tudo só pela música.
Quantas vezes dou comigo no carro a ouvir a música X e por uns instantes volto a sentir e a lembrar o que senti num momento em que aquela música era a banda sonora.
É como que o nosso bilhete de cinema para as nossas próprias recordações.
Ou como diz o Daniel Sá Nogueira nos seus workshops, pode também ser o meio de espicaçar o nosso inconsciente.
Cumprimentos.
quarta-feira, maio 31, 2006 10:05:00 da manhã
Só para dizer que a música para mim é uma das mais belas e sagradas formas de comunicar: quer com os outros quer connosco próprios.
Obrigada Vitor!
Amélia Saavedra
quinta-feira, junho 01, 2006 1:48:00 da tarde
Boa tarde só queria dizer que estou totalmente de acordo a musica é de facto uma das mais belas formas de comunicar e permite-nos ter bilhetes de cinema para as nossas proprias recordações de cada vez que passam no radio ou ouvimos gravada. Por exemplo, o meu filho nasceu no dia do jogo Portugal-Inglaterra no Euro 2004, nesse dia no radio que normalmente escuto, a musica entitulada "Força" da Nely Furtado passou na programação variadissimas vezes, de tal modo que hoje em dia todas as vezes que escuto essa música me lembro desse dia, que não foi fácil estava quente e foi um dia muito feliz e emotivo para mim e para a minha companheira!
Obrigada pela lembrança da musica como instrumento de felicidade.
Cumprimentos e parabens pela feira em belem e pela iniciativa da sorrir.
Carlos Sousa
segunda-feira, junho 05, 2006 2:45:00 da tarde
A música é realmente uma das melhores "pontes" da humanidade! Às vezes, quando as palavras deram lugar ao gelo, a música com a sua magia derrete-o! transporta-nos, enriquece-nos,emoldura as paisagens quando vagueamos de carro, faz-nos sentir inteligentes e sensíveis. Obrigada Vítor, vou estar mais atenta para a próxima, mais ciente desta riqueza!
Lília
sexta-feira, junho 09, 2006 4:07:00 da tarde
Olá Vitor, estava a descansar, a ouvir música e lembrei-me do teu post, vim cá comentar logo porque quero dizer como é importante a música para mim, durante toda a vida inspirou verdadeiramente momentos mágicos e quando faço um "rewind" até sinto arrepios das lembranças que me pode trazer um som.
Obrigada por remind-me that.
terça-feira, junho 13, 2006 4:45:00 da tarde
Enviar um comentário
<< Home