Ser Feliz, é uma Decisão?

sexta-feira, junho 09, 2006

A bondade do coração

“No centro do nosso ser há um lugar de luz pura, um lugar que o pecado ou a ilusão não podem tocar” [Thomas Merton]
Existem momentos em que agimos muito instintivamente, outros em que a razão leva a melhor sobre os impulsos do momento. Contudo “de um modo geral, o que parece ser verdade é que na nossa prática espiritual uma fé ou convicção baseada numa compreensão alcançada através de um processo de raciocínio, é muito firme.” [XIV Dalai Lama] Por consequência , a motivação para a acção é muito maior.
O livro que me ensinou isto (“Bondade do Coração: Sua Santidade o Dalai Lama – Uma perspectiva budista sobre os ensinamentos de Jesus” ) é um comentário do XIV Dalai lama, líder espíritual e político no exilio do Tibete, das escrituras cristãs. “O diálogo certamente reduz os medos (...) Faz de nós melhores amigos.(...) A Amizade é a perfeição da natureza humana.” [Padre Laurence Freeman – director da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã, entidade organizadora deste evento].
Neste contexto surgiram vários pontos que pretendo analisar resumidamente nas próximas sextas-feiras. Quando falamos da simplicidade como um fim em si, devemos saber também que o meio é o conhecimento e não a ignorância. “Quanto menos soubermos sobre a outra pessoa ou grupo, mais inevitavelmente podemos projectar sobre ela os nossos piores medos.”
[Padre Laurence Freeman].

Sua Santidade Dalai Lama referenciou várias vezes que não era um perfeito conhecedor das escrituras cristãs, mas que iria dar a perspectiva budista de cada uma, reforçando sempre a ideia que existem várias vias para a verdade, consoante as inclinições espírituais de cada um, e que por isso não tinha intenção de converter ninguém. “O admitir da inexperiência deve ser um dos primeiros passos da não-violência.” [Padre Laurence Freeman].

Existe um provérbio tibetano que diz “Não se pode por a cabeça de iaque num corpo de um carneiro”. Vê-se aqui a necessidade de escolhermos a nossa via para a Verdade. Contudo não rejeita a existência de várias caminhos.

 
Download Web Counter
DVD Movie Video Rentals