Ser Feliz, é uma Decisão?

terça-feira, julho 18, 2006

Indice de Felicidade: um indicador para avaliar o bem-estar de uma população

A Amélia envio-me este texto a semana passada e eu achei excelente para o colocar aqui ...
Obrigada Amélia!!
Prêmio Nobel de Economia em 2002, o psicólogo Daniel Kahneman comanda um grupo de economistas e outros profissionais no trabalho de criação de mais um índice para medir a evolução das condições de vida das pessoas. Outra referência para rivalizar com a tradição de medir essa evolução e classificar a situação da população de países ou regiões com base apenas em dimensões económicas.
O IDH, criado no início da década de 90 para o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) foi o primeiro marco significativo na afirmação de que a condição humana tem dimensões fundamentais que não se restringem aos aspectos da riqueza material e do consumo. Assim, a construção desse índice acrescentou à dimensão renda, baseada no PIB per capita, a dimensão da longevidade, medida pela esperança de vida ao nascer, e a dimensão educação, medida por uma combinação da taxa de alfabetização de adultos e da taxa combinada de matrícula nos diferentes níveis de ensino.
Dando um passo além, Daniel Kahneman e seu grupo trabalham no desenvolvimento de uma metodologia para medir a satisfação das pessoas com suas próprias vidas. "Medidas de riqueza ou saúde não contam toda a história sobre como uma sociedade como um todo está vivendo. Uma medida que mostre como as pessoas gastam seu tempo livre e como elas avaliam suas experiências pode ser um indicador muito útil de bem-estar", diz Kahneman.
A ligação entre riqueza e felicidade é a questão de fundo para qual o novo indicador pretende trazer novos e inéditos esclarecimentos. O grupo acredita que o Índice de Felicidade pode contribuir para que os Estados desenhem políticas públicas e avaliem suas gestões, além de jogar alguma luz sobre uma questão crucial: afinal, dinheiro traz ou não felicidade?
By: Odair Prescivalle
Até para a semana e façam favor de serem felizes !!!
Ana Afonso
anaafonso74@hotmail.com

 
Download Web Counter
DVD Movie Video Rentals