Ser Feliz, é uma Decisão?

domingo, setembro 17, 2006

Dança Clássica Indiana – Odissi

Ensino da dança Odissi originaria da costa leste da Índia; estado de Orissa.
Os templos de Orissa, locais de adoração e desenvolvimento artístico presenciaram o florescimento de muitas artes, entre elas a da dança Odissi: um estilo de dança re-descoberto no séc. XX, que como algumas outras danças clássicas da Índia, moveu-se dos templos para os palcosartísticos.
Esse estilo de dança era realizado exclusivamente pelas Maharis, as dançarinas dos templos. A arte da dança Odissi é também uma das mais importantes influências para a evolução da dança contemporânea.
Foram muitos os esforços dos atuais gurus do Odissi, para recuperar essa forma de dança, como informações provenientes das esculturas templárias, manuscritos em folhas de palmeira e textos ancestrais.
Extremamente escultural, caracteriza-se pela harmonia, sutileza e fluidezde movimentos. Compreende basicamente dois aspectos: NRITTA a dança pura, abstrata, desprovida de conteúdo literário, enquanto o segundo - NRITYA, revela-se como dança expressiva, na qual os gestos das mãos (hastas oumudras), somados ao extenso repertório de expressões faciais e movimentosdos olhos, fundem-se para comunicar uma vasta gama de temas míticos e deemoções e estados de alma por eles despertados.
O aprendizado do Odissi inicia com a prática dos passos básicosestruturados a partir das duas posições fundamentais, Chowk e Tribhang, símbolo das energias masculina e feminina cujo entrelaçamento dá origem atodas as coreografias. Nessa prática o estudante aprende a utilizar oshastas, os movimentos do torso, braços, olhos, cabeça, pescoço, posiçõesdos pés, bem como o trabalho rítmico deles (tala). Esses são importanteselementos da técnica que compõe a dança abstrata (nrtta) e que darão estrutura necessária para o estudante ingressar no aprendizado das coreografias clássicas do repertório Odissi.
A dança na Índia é um sistema integrado de educação para o corpo, mente e espírito. Pode-se ser comparada a um Yoga “dançado”, proporcionando um novo sentido e filosofia de vida e possível de ser praticado por todos: homens, mulheres, crianças e adultos.

Equipa Sorrir
geral@sorrir.com
www.sorrir.com

Ser Feliz, é uma decisão?

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo texto, está claro e corretíssimo!!Sou bailarina e professora da dança Odissi no Brasil e fico feliz quando encontro informações claras e precisas a respeito da dança que tanto amo.Abraços. Andrea Albergaria.http://ciamahari.tripod.com

domingo, maio 18, 2008 9:07:00 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Ao blog sorrir.com,

gostaria de informar que o texto sobre dança odissi divulgado neste blog blog é de autoria da profa. Silvana Duarte. Este texto esteve publicado no site www.odissi.com.br desde 2005 até o dia 03 de agosto de 2008. Mesmo que o site tenha entrado totalmente reformulado neste final de semana, peço a gentileza deste blog dar os devidos créditos do texto acima a sua real autora.

Namaste!

Silvana Duarte.

segunda-feira, agosto 04, 2008 6:08:00 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Download Web Counter
DVD Movie Video Rentals