Ser Feliz, é uma Decisão?

quarta-feira, setembro 27, 2006

Saturno...Sucintamente


Eis um texto sobre o significado astrológico do planeta Saturno




Saturno era chamado "O Grande Maléfico" na astrologia tradicional. Este nome revela a escuridão a que este planeta tem vindo a ser associado. Dúvidas, medos, bloqueios, quedas e falhas estão entre os seus atributos. O tempo (um conceito de Saturno), todavia, trouxe algumas novas ideias sobre este assunto (O brilhante livro de Liz Greene "Saturno - Um novo olhar sobre um velho demónio [Samuel Weiser, 1976] foi um passo formidável no sentido de modernizar a compreensão deste planeta).

Podemos dizer que Saturno é o planeta que diz "Não" mas que significa "Sim". Diz não devido aos seus trânsitos e posições natais, onde encontramos limites. O fluxo simples de energia está inibido e as funções restritas. Por exemplo, Saturno na segunda casa pode indicar dificuldades com dinheiro ou com questões de auto-valor. No entanto, com comprometimento, focalização e paciência (tudo palavras de Saturno) uma pessoa com Saturno na segunda casa pode também construir uma estrutura financeira sólida.

Saturno em Carneiro pode indicar resistência a tomadas de decisões independentes. O caminho, no entanto, é desenvolver métodos que lhe assegurem a habilidade para ser pioneiro. Falando simples, Saturno mostra onde é preciso trabalhar.

Saturno em quadratura a Vénus num mapa natal frequentemente mostra dificuldades nos relacionamentos. Isto porque o amor e a aprovação (Vénus) foram restringidos durante a infância. Isto pode-se dever a uma falta de reconhecimento, a um desconforto com a expressão emocional dos pais ou a uma aprovação muito condicionada. Frequentemente Saturno implica que condições ou regras governam uma determinada actividade. Isto pode ser desafiado quando um aspecto difícil (conjunção, quadratura, oposição, quincôncio, semi ou sesquiquadratura) está envolvido. Mas uma quadratura de Saturno a Vénus não significa uma vida sem amor. Significa que o amor tem que ser ganho com responsabilidade e uma atenção cuidadosa para com o processo da relação. O não torna-se um sim quando desenvolvemos regras que funcionam para nós.

Saturno, também conhecido como Cronos, tem a ver com o tempo. O tempo fornece uma noção de limite, mas essas limitações são necessárias à vida. Sem as fronteiras do tempo, espaço e identidade não poderíamos existir como individualidades. Saturno trata do processo de separação que torna a vida possível. Providencia a forma necessária para que qualquer coisa se manifeste, mas também se separe da sua origem. Saturno é, então, a Queda, a separação da matéria do espírito. A culpa pode ser resultado desta "queda". Isto é acerca de ter nascido como pecador, aquele que foi separado de Deus ou do Espírito. O jogo da vida, no entanto, infundir a matéria no Espírito, substituir a culpa por acções responsáveis.

O desafio de Saturno no mapa natal tem muito a ver com o aprender a usar o tempo da melhor maneira. Não é "nunca", mas "no momento certo". As situações impostas por Saturno servem para nos lembrar como aprender as regras ou como criarmos uma estrutura mais apropriada de regras. A chave para isso é a atenção. Se conseguir ver os padrões pode mudá-los, ou mudar-se a si para transformar a dor em produtividade. Os trânsitos de Saturno são períodos de cristalização. São períodos em que os padrões são formados e fixados. Passar por um trânsito difícil de Saturno requer uma acção apropriada aos símbolos que estão envolvidos. Se, e como é frequente, os trânsitos ocorrerem três vezes, a primeira passagem serve para definir o problema. O último trânsito mostra as consequências. O que você fizer entretanto, no período intermédio, ajuda a determinar o resultado.

Tal como a idade, Saturno mostra-nos o efeito do tempo. Mede os nossos sucessos e fracassos. De facto um trânsito de Saturno serve para nos informar de tudo aquilo que conseguimos fazer. Cada um de nós conseguiu inúmeros sucessos na vida. Aprender a andar, a falar, a apertar os sapatos e a conduzir um carro podem agora parecer tarefas triviais, mas fazem parte do resumo feito por Saturno.

Vezes demais somos lembrados dos nossos fracassos, cristalizando-os, assegurando a sua continuidade, mais vezes do que tomamos notas em relação aquilo que conquistámos.

Saturno, regência do signo cardinal Capricórnio e exaltação do cardinal Balança pode ser arrojado. Pode ser o plano do arquitecto feito manifesto, desde que o seu espírito esteja incarnado. Tal como o compromisso e a paciência são ferramentas suas, também a compaixão e a atenção são antídotos seus.

Se a vida se torna muito dura e frágil, Saturno necessita de ser balanceado pela Lua. Necessidades interiores, mesmo que irracionais, pedem resposta. Procure conforto naquelas actividades pessoais que o animam, para que tenha a força (alimento) de estar no mundo que Saturno representa.

Confiança é uma das outras qualidades essenciais de Saturno. Em sinastria (a comparação de dois mapas para avaliar a relação) contactos difíceis de Saturno respondem bem à confiança. Não se trata de confiança cega (isso é Neptuno), mas de confiança conquistada com o tempo. Se o seu Saturno está na minha Vénus, a confiança permite-me abrir-me para si. Não surge facilmente, mas quando surge pode dar-me clareza e ordem para ter amor na minha vida. Sem ela (confiança) é como ter apenas medo.

Quando se fez um bom trabalho com Saturno (a casa natal mostra onde e o signo natal mostra como) os resultados são palpáveis. A oportunidade (Júpiter) surge no caminho, a inspiração floresce e a intimidade é possível. Saturno não é o inimigo, mas antes uma força, um arquétipo se preferir. É o esqueleto que nos suporta, a pele que nos contém e o tempo e lugar que tornam a vida possível. Só apenas quando Saturno se separa do resto de nós é que se torna uma força mortal.
Banhado pela Lua, aquecido pelo Sol, adocicado por Vénus ou energizado por Marte torna-se um precioso aliado na nossa vida.

Por Jeff Jawer

 
Download Web Counter
DVD Movie Video Rentals